Quedas na Bolsa: Perigo ou Oportunidade?

Olá pessoal,

Muitas dúvidas surgem em meio a uma série de notícias sobre a recente instabilidade das bolsas ao redor do mundo, principalmente entre investidores iniciantes e pessoas que querem começar a investir agora. Se por um lado, esse cenário, um tanto quanto assustador, deixa muitas pessoas acreditando que investir nesse momento é sinônimo de perder dinheiro, por outro, algumas pessoas tratam a situação como a maior oportunidade da década. Enquanto isso, uma boa parte de nós fica no meio desses dois extremos sem saber exatamente o que fazer. 

Antes de abordarmos o que esta crise significa para a economia e nossos investimentos, vale a pena pontuarmos as causas dela. Essa instabilidade no cenário mundial é causada principalmente pelo surto de COVID-19, que em menos de 4 meses infectou quase 2 milhões de pessoas no mundo todo. Essa nova pandemia gera um sentimento de incerteza nos investidores, principalmente em relação às medidas tomadas para evitá-la, o lockdown e as consequências econômicas. Assim, muitos investidores acabam se desfazendo de investimentos que apresentam maiores riscos, como é o caso dos investimentos em bolsa. Isto leva, então, a uma grande queda no mercado. Cada vez mais investidores ficam motivados a vender suas ações, fazendo os preços irem cada vez mais para baixo.  

Como resultado, podemos citar o fato de que o índice IBOVESPA (índice que mede a variação no preço das ações das empresas listadas na B3 com maior liquidez e maior volume financeiro negociado) caiu 30% somente em Março. O Circuit Breaker (paralisação temporária das  negociações na bolsa) já havia sido acionado 17 vezes na história do Brasil antes da crise atual, e só em Março, a bolsa parou mais 6 vezes; e o VIX (indicador que mede a volatilidade da bolsa e o “medo” do investidor) atingiu sua máxima histórica, superando sua marca atingida em 2008.

Porém, toda estas consequências são resultados de decisões racionais dos investidores ou são causas de um “efeito manada”?

É importante ressaltar que existe uma boa chance das quedas dos preços das ações e dos índices de mercado não significarem quedas reais nos valores das empresas. O valor das empresas, estaria mais relacionado com a capacidade delas de continuarem gerando resultados com suas operações no futuro, enquanto o preço é somente resultado de expectativas que nem sempre são racionais. E é essa diferença entre preço e valor que gera oportunidades para o investidor que busca retorno à longo prazo.

Um fato que nos dá uma certa esperança é que as crises tendem a ser passageiras. Se olharmos para o histórico do IBOVESPA, percebemos que o mercado sempre se recupera após momentos difíceis e, os investidores que aproveitam esses momentos de baixas sempre têm os maiores retornos, conforme gráfico abaixo. No entanto, vale lembrar que não é possível prever quanto tempo esta crise vai durar e quanto tempo vai levar até a recuperação.

Gráfico mostra o histórico do índice IBOVESPA entre 1968 e 2018, ressaltando suas maiores quedas e suas respectivas recuperações. Fonte https://br.investing.com/analysis/estamos-em-um-superciclo-positivo-200431862

Após tudo que foi abordado, percebemos que a pergunta que serviu de título para esse texto não tem uma resposta tão simples. Sem dúvida, essa crise pode ser uma ótima oportunidade para os que estão preparados. Porém, para todos aqueles investidores que não buscam conhecimento ou são facilmente influenciados pelo efeito manada, certamente, esse período será lembrado como uma péssima hora para seus investimento. Portanto, antes de entrar de cabeça no mercado financeiro é muito importante se informar para conseguir encontrar as melhores opções, levando em consideração seu perfil e seus objetivos. 

Com isso em mente, nós da Liga de Investimentos e Finanças da UFPR preparamos uma série para auxiliar iniciantes do mercado financeiro a encontrar o melhor caminho para lidar com seu dinheiro. Nessa série de textos abordaremos diversos tópicos como: As diferenças entre investimentos de renda fixa e renda variável, como fazer uma análise de um investimento e diversos outros tópicos que o ajudarão a construir seu próprio conhecimento sobre investimentos e tomar as melhores decisões possíveis.

Até a próxima!

Artigos Relacionados

Liga de Investimentos UFPR

Blog

Seleção Semanal
Último Post

Isto é o título

Categorias
plugins premium WordPress