CDI

Seja em promoções de aplicativos ou em rendimentos em conta corrente de alguns bancos ou fintechs, hoje, mais do que nunca, ouvimos falar do CDI – o Certificado de Depósito Interbancário. Mas o que é exatamente?

Essa história começa com o nosso Banco Central. Todos os dias, os bancos, por determinação do Banco Central, não podem fechar com saldo negativo. Então se em um dia sai mais dinheiro de um banco (saques, empréstimos) do que entra (depósitos, transferências), o banco tem que pegar empréstimos para não terminar o dia negativo. 

Mas como os bancos fazem isso? Toda noite os bancos emprestam dinheiro uns aos outros, para que os saldos fiquem em equilíbrio, nem negativos, nem positivos. A taxa cobrada é o CDI e com essas taxas diárias , é determinado seu valor mensal e anual.

O valor da taxa está intimamente ligado à taxa SELIC, que já discutimos antes (Link: https://ligadeinvestimentosufpr.com.br/blog-o-que-e-taxa-selic-e-como-funciona). Na prática, o CDI sempre vai ser um pouquinho inferior, por isso as suas variações o afetam diretamente. 

Hoje, início de setembro de 2021, estamos com CDI a 5,15% e SELIC a 5,25%, a diferença costuma ficar nessa média de 0,1%. Se a SELIC for muito maior que a taxa do CDI, a tendência é que os bancos prefiram investir em títulos públicos (indexados pela taxa básica de juros) em vez de emprestá-los aos concorrentes (indexados pela taxa DI). Por isso, as duas taxas costumam andar juntas.

  • É possível investir no CDI?

Não. Na realidade, é um índice que vai regular o rendimento de muitos investimentos. Você pode, por exemplo, investir em um CDB – certificado de depósito bancário (como se você estivesse diretamente emprestando dinheiro para um banco), e o rendimento do valor emprestado estará fixado ao CDI. Os tipos de investimentos que podem tomar por base o CDI são:

CDB: certificado de depósito bancário;

LCI: letra de crédito imobiliário (uma forma de investir em imóveis sem precisar comprar e manter um imóvel você mesmo);

LCA: letra de crédito do agronegócio (investimento no agronegócio) e

LC: letras de câmbio (similar ao CDB: empréstimos a instituições financeiras, só que nesse caso as instituições não são bancos. Não tem relação com o valor de moedas).

Muitas vezes, os fundos de investimento utilizam o CDI como seu benchmark, que é o parâmetro usado como referência de performance.  Para fundos de Renda Fixa isso faz bastante sentido, visto que todos buscam um mínimo de rendimento do CDI e costumam mostrar resultados como 120% CDI, 130% CDI, e assim por diante.

  • Como o CDI afeta o mercado financeiro e o meu dia a dia?

Câmbio

A SELIC (que influencia diretamente o CDI) também influencia no preço de moedas estrangeiras: um valor de CDI maior atrai investimentos externos e tende a baixar o câmbio. 

Empréstimos

A taxa de juros de bancos para quem pedir empréstimos ou financiamentos também é modificada em relação a esses valores, com o aumento da SELIC os empréstimos ficam mais caros.

Inflação

O aumento também é utilizado na condução da política monetária a fim de controlar a inflação, esse aumento faz com que investidores estrangeiros vejam o Brasil com um melhor prêmio de risco, ou seja, está pagando mais aos investidores.

Bolsa de Valores

Quanto maior a SELIC/CDI menor o incentivo da Renda Variável, ou seja, muitos preferem garantir o rendimento e não correr o risco da renda variável para talvez ganhar mais (ou não).

Investimentos Renda Fixa

Como já falamos, ele está intimamente ligado à taxa SELIC. Aumentos na taxa SELIC implicará no aumento do CDI, deixando investimentos indexados a este marcador mais lucrativos e atrativos. Pelo contrário, uma diminuição na SELIC também diminuirá o rendimento esperado de investimentos relacionados ao CDI, deixando-os menos atrativos.  

Conclusão

Através deste texto, tivemos o objetivo de apontar os inúmeros efeitos da taxa CDI na economia e no nosso dia a dia.

https://conteudos.xpi.com.br/aprenda-a-investir/relatorios/cdi/

Artigos Relacionados

Liga de Investimentos UFPR

Blog

Seleção Semanal
Último Post

Isto é o título

Categorias
plugins premium WordPress